quarta-feira, 2 de março de 2011

Pokémon Black e White-Antevisão





Quando todos pensavam que só havia uma evolução de Pokémon por cada geração de portáteis da Nintendo, a companhia japonesa revelou que a Nintendo DS ia ter direito a uma nova versão da linhagem principal de Pokémon.




Ainda com algumas semanas até ao seu lançamento europeu, o MyGames já pôde experimentar a versão final em Inglês de Pokémon Black, e perceber quais são as grandes novidades e o que permanece igual ao modelo clássico.

Desta vez, e ao contrário das apresentações anteriores, os Pokémon Black e Pokémon White começam com uma cinemática dedicada à historia, mostrando imagens de uma coroação e mais segmentos que ainda não sabemos do que se trata.



No entanto, a aventura começa de uma forma muito similar aos anteriores, com a selecção da nossa personagem, com escolha entre rapaz e rapariga, e uma breve explicação do que é o mundo dos Pokémon. A grande novidade neste inicio, foi certamente a escolha, desta vez, de atribuir o papel do professor a uma mulher, com o nome Juniper, que será, tal como os anteriores, uma espécie de mentor.
Ao começar a jogar, é notório que não houve uma grande evolução a nível gráfico, estando muito parecido com as restantes versões da Nintendo DS, mesmo assim, pode ver-se que tiveram espaço para incluir alguns pormenores que dão mais vida aos cenários, que compõem a nova região de Unova, como folhas que caem das árvores ou a brisa que ondula pela erva.

Tal com havia sido prometido, Pokémon Black e Pokémon White são aventuras totalmente novas, por isso mesmo, todos os Pokémon e regiões que vão encontrar a inicio são totalmente inéditos, o que faz lembrar os tempos de Pokémon Blue e Red, onde tudo parecia novo.

Entre os três Pokémon iniciais escolhi o de água Oshawatt (Mijumaru), deixando para trás o Pokémon de erva Snivy (Tsutarja) e o de fogo Tepig (Pokabu). Estes dois são escolhidos agora por dois dos vossos amigos, Cheren e Bianca, que partem à aventura na mesma altura que a personagem principal.
Mas mal os Pokémon foram escolhidos, foi possível combater e ver como está feito o sistema de combate.
Apesar de continuar a ser um RPG por turnos onde seleccionam o ataque que querem fazer, é em combate que se vê a maior evolução a nível gráfico. Agora consegue ver-se o nosso Pokémon por inteiro, e tanto o nosso, como o do inimigo ou adversário estão totalmente animados, não sendo personagens estáticas como nos anteriores.
Infelizmente, os ataques realizados, mesmo que mais apelativos, ainda não provocam contacto entre as personagens.




Foi possível também experimentar o Xtransiever, uma ferramenta usada para falar com as outras personagens, ao estilo de um telemóvel, mas que agora mostra as fotos de até 4 pessoas, com animações para quem está a falar. E sim, podem esquecer qualquer tipo de vozes.
Antes de ter terminado a minha aventura no primeiro ginásio, consegui ainda apanhar dois Pokémon, um cão baseado no Yorkshire Terrier de nome Lallipup e ainda uma mistura de castor com lêmure chamado Patrat, o processo de captura é igual, embora agora a Pokéball reduza o movimento à medida que o Pokémon está mais próximo de ser capturado.

Um elemento que me agradou bastante, foram os motivos que a equipa inimiga (aqui conhecida como Team Plasma) utiliza para serem os antagonistas. Estes lutam de forma a libertar os Pokémon do domínio dos treinadores, alegando que é escravatura e contra a vontade dos mesmos. Sem dúvida um tema pertinente e bem escolhido.


Tal como já referi, a minha aventura terminou, por agora, na batalha contra o primeiro líder de ginásio, que na realidade não era bem um, mas sim 3, um para cada um dos três elementos iniciais, tendo de combater contra aquele que tinha um Pokémon do tipo ideal contra o meu, neste caso, um Pokémon de erva, por sorte, tinha treinado o meu Lallipup, por isso foi uma vitoria fácil.

Após derrotar o líder, descobri que agora os TM podem ser usados infinitamente, o que não acontecia no passado, por isso podem ensinar os ataques que quiserem, aos Pokémon que possam aprender, e as vezes que desejarem.


Muito permanece igual, mas parece quase uma evolução do que já existia. O vício de Pokémon parece estar de volta em Pokémon Black e Pokémon White, e tudo isto, em pouco mais de 2 horas de jogo. Os dois jogos chegam às lojas no dia 4 de Março, por isso, assim que a versão final chegar às nossas mãos, podem contar com o veredicto final.

E aqui têm uma Antevisão do Jogo: Pokémon Black/White Version.

Aconselho-vos a comprar ou a fazer o download do Pokémon White Version porque aí podem ter Zekrom.

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